Radio Calema
InicioMundoÁfricaNigéria: Governo e Boko Haram discutem cessar-fogo

Nigéria: Governo e Boko Haram discutem cessar-fogo

O ministro da Informação da Nigéria, Lai Mohammed, anunciou, domingo, em Abuja, que o seu governo está em conversações com o grupo islâmico Boko Haram sobre um possível cessar-fogo, noticiou a AIM.

Esta é a primeira vez que o governo nigeriano confirma estar a negociar com o Boko Haram para um cessar-fogo. O governo do Presidente Muhammadu Buhari havia indicado inicialmente a sua disponibilidade de manter conversações com o grupo, mas em avançar detalhes sobre o assunto.

Os militantes do Boko Haram têm vindo a lançar ataques a noroeste da Nigéria e países vizinhos desde 2009, onde pretendem criar um estado islâmico.

Dezenas de milhares de pessoas foram mortas, mais de dois milhões de outras viram-se forçadas a abandonar as suas residências.

Mohammed fez o anúncio num email enviado à Reuters, no qual falou do contexto da libertação, pelo grupo, de mais de 100 meninas, na semana passada, que haviam sido raptadas pelos extremistas, a 19 de Fevereiro último, da cidade de Dapchi, a noroeste do país.

Foi considerado o maior rapto depois do sequestro de outras 270, na cidade de Chibok, ocorrido em 2014.

Militantes do Boko Haram surpreenderam os residentes de Dapchi quando libertaram as 100 meninas, cinco das quais foram mortas durante o cativeiro.

“Temos estado a negociar a cessação das hostilidades com os insurgentes”, disse o governante.

Mohammed afirmou, por outro lado, que um cessar-fogo de uma semana, a vigorar a partir do passado dia 19 de Março, foi acordado, com vista a permitir que o grupo libertasse as meninas de Dapchi. (Panapress)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.