Radio Calema
InicioPublicações em DestaqueWhatsApp Business para pequenas e médias empresas: comece a usar na sua...

WhatsApp Business para pequenas e médias empresas: comece a usar na sua loja de veículos

Vender automóveis é apenas a função mais básica de uma loja de veículos. Mais do que vender um Renault Sandero ou outros modelos de carros, quem trabalha com esse tipo de negócio precisa investir na comunicação e sempre se manter em contato, seja com quem já é cliente ou com quem acaba de descobrir a sua empresa.

Isso significa dizer que é preciso estar presente no máximo possível de lugares e principalmente: usar a tecnologia a seu favor. Afinal, as pessoas estão sempre conectadas e gostam da rapidez do mundo digital.

O WhatsApp, ferramenta de comunicação instantânea, já vinha sendo utilizado pelas pequenas e médias empresas como uma forma de manter contato. No entanto, como o aplicativo era voltado para o público em geral, faltavam algumas coisas.

Foi então que a empresa criadora do aplicativo resolveu ajudar as empresas e criou outro app, voltado exclusivamente para uso profissional. A ideia é facilitar a comunicação e fazer com que as pessoas se sintam mais a vontade para usar o WhatsApp ao entrar em contato com as empresas.

Afinal, você deixa de estar conversando com um estranho e passa a conversar com a empresa.

Você já parou para pensar quantos clientes pode estar perdendo por não estar utilizando essa ferramenta de conversação?

A proximidade com as pessoas – e o consequente aumento do carinho e preferência delas por sua empresa – é um dos principais benefícios de se usar o aplicativo.

Vamos mostrar agora como funciona o WhatsApp Business, explicar quais são suas principais funcionalidades e diferenciais do app tradicional e explicar por que você precisa começar a usar o aplicativo em sua loja de veículos:

Como funciona o WhatsApp Business

O funcionamento do aplicativo é um pouco diferente do WhatsApp para o público em geral. Apesar de trazer funções já conhecidas, há também algumas novidades.

Primeiramente, quando é feito o cadastro de um número de telefone, a empresa tem a opção de colocar um número fixo e não apenas celulares.

Nesse momento, é interessante que você coloque um dos números principais da sua loja de veículos. Assim, as pessoas se sentem mais a vontade para conversar e sabem que realmente estão em contato com o seu negócio.

Outro diferencial do software está no cadastro do nome. Como se trata de um número empresarial, não é permitido ficar mudando o nome, como as pessoas fazem no WhatsApp tradicional.

Coloque então o nome da sua empresa e uma foto que se relaciona a ela, como a logo.

Na conversa as funcionalidades são as mesmas, a diferença do WhatsApp Business é que você pode etiquetar a pessoa que fala com você de acordo com as seguintes categorias: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago, pedido finalizado e outras etiquetas que você deseje inserir.

Por exemplo, se você está em contato com um cliente que está interessado em comprar um Chevrolet Onix, é possível categorizá-lo na etiqueta com o modelo do veículo. Dessa forma fica mais fácil localizar uma conversa.

De resto, as empresas podem aproveitar as mesmas funções do WhatsApp tradicional: fazer Stories, chamadas, criar grupos e enviar transmissões.

Então veja esse aplicativo como mais uma forma de divulgação do seu negócio. Crie grupos com os clientes mais próximos e faça Stories que chamem a atenção. É possível sim divulgar veículos à venda, mas não esqueça de trazer outros assuntos para os Stories ou grupos.

Mais informações para o cliente

Como se trata de um perfil profissional, as configurações do WhatsApp Business têm algumas funções extras, como o perfil da empresa.

Nesse espaço é possível colocar o endereço da empresa, o tipo de negócio, a descrição, horário de atendimento, endereço de e-mail e website.

O ideal é preencher o máximo possível do perfil, para que o cliente saiba que está falando verdadeiramente com uma loja de veículos (ou seja, passar veracidade) e facilitar quanto a algumas informações básicas como horário de atendimento, site e e-mail.

Outro diferencial do app empresarial é a possibilidade de incluir respostas automáticas, como fazem os chatbots no Facebook. Se sua empresa não funciona 24h por dia e 7 dias por semana, é possível incluir uma mensagem de ausência.

Além disso, você pode deixar automatizado mensagens de saudação e respostas rápidas, para perguntas mais tradicionais.

Pense que, ao buscar por sua loja de veículos, o cliente deseja facilidade de informações e principalmente de comunicação. O WhatsApp Business permite então que você consiga atender melhor a todas as pessoas.

Por exemplo, quando um cliente faz a compra de um Hyundai Hb20 você pode imediatamente cadastrar essa conversa em vendas realizadas. Assim, sempre que o cliente entrar em contato – ou que você precisar entrar em contato com ele – fica mais fácil localizar o chat.

Por que usar o WhatsApp Business

Talvez você se pergunte por que deveria usar esse novo aplicativo, principalmente se já faz atendimento pelo WhatsApp normal.

Primeiro e o mais importante é o fato de poder dar um toque mais profissional ao atendimento por esse aplicativo.

Segundo que, de acordo com o próprio WhatsApp, assim que o aplicativo Business se popularizar, as contas empresariais que seguirem no app para o público serão excluídas.

A ideia é fazer o mesmo que outras redes sociais já fazem. Negócios devem ser tratados em um app dedicado especialmente a esse fim.

Outro motivo importante que responde a essa pergunta – e que deve convencer você a passar a usar o app em sua loja de veículos – é as facilidades voltadas especialmente para as empresas, como:

• Possibilidade de descrever o seu negócio
• Espaço para colocar e-mail e website
• Estatísticas de mensagens
• Possibilidade de usar mensagens automáticas
• Etiquetas para separar clientes
• Garantia de que se trata de uma conta empresarial

Resumidamente, usar o aplicativo traz uma série de benefícios para sua empresa e pode até mesmo aumentar as suas vendas.

Isso significa dizer que não há porque sua empresa não começar hoje mesmo a utilizar o WhatsApp Business e aproveitar todos os benefícios do aplicativo.

Gostou de saber dessa novidade? Compartilhe em sua rede social para que seus amigos também conheçam mais sobre o WhatsApp para negócios! (Voitto)

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/whatsapp-business

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.