Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Funcionários do SEF marcam três dias de greve para esta semana

Os funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão fazer greve entre 27 e 29 de março para alertar para o que chamam de “situação caótica” naquela entidade, anunciou hoje o seu sindicato.

Em comunicado, o Sindicato dos Funcionários do SEF (Sinsef) acusa a tutela de passividade e de, juntamente com a Direção Nacional, aplicar “políticas administrativamente absurdas”.

“O SEF deprime-se e torna-se dia-a-dia cada vez mais ineficaz, as demoras agravam-se, as respostas não chegam, os utentes desesperam”, diagnostica o sindicato, que reivindica o reconhecimento das carreiras dos funcionários não policiais.

Enquanto o Governo conseguiu chegar a acordo com os inspetores para os equiparar à PSP ou GNR, aos das carreiras não policiais “nenhuma atenção foi ou tem sido prestada”, acusam.

Para o Sinsef, é uma “completa injustiça” que a lei orgânica do serviço só contemple a carreira de investigação e fiscalização, o que “deixa de lado praticamente metade dos trabalhadores”.

No entanto, os funcionários não policiais organizam processos, dão pareceres intermédios para a emissão de ‘Vistos Gold’, as autorizações de residência para investidores.

No que se refere a esta lei orgânica do SEF, o Sinsef pediu ao Provedor da Justiça que peça declaração de inconstitucionalidade, aguardando decisão.

O sindicato defende “reforma simples e racionalmente evidente dos serviços”, com custos mínimos e aumentando a sua eficácia e a sua receita. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »