Radio Calema
InicioAngolaSociedadeBanco Mundial disponibiliza 110 milhões de dólares para saúde

Banco Mundial disponibiliza 110 milhões de dólares para saúde

O Banco Mundial aprovou quinta-feira, em Luanda, 110 milhões de dólares para apoiar os esforços do governo angolano para melhorar a utilização e a qualidade dos serviços de saúde no país.

Segundo uma nota de imprensa enviada nesta sexta-feira, à Angop, o projecto de reforço do Desempenho do Sistema de Saúde irá beneficiar as mulheres em idade reprodutiva e crianças menores de cinco anos em 21 municípios num total de sete províncias.

De acordo com a nota, o desempenho de 232 unidades de saúde primárias em municípios alvo também será apoiado durante o projecto. Além disso, o projecto apoiará actividades relacionadas com o fortalecimento do sistema nacional de saúde que criem condições propícias para a prestação de serviços de saúde de qualidade em todo o país.

“Estou muito satisfeita pelo facto do Banco Mundial unir forças com o Governo Angolano para fortalecer os serviços de saúde”, afirmou Elisabeth Huybens, directora de país do Banco Mundial para Angola.

“Melhorar a qualidade dos serviços de saúde é fundamental para a construção do capital humano, o que, por sua vez, é fundamental para promover o crescimento inclusivo e reduzir a pobreza”, lê-se no documento.

Recordou que Angola registou algumas melhorias encorajadoras em muitos indicadores sociais desde 1990, incluindo o aumento da esperança de vida, menor mortalidade neonatal e infantil e taxas de mortalidade materna.

No entanto, apesar destas melhorias, os indicadores de Angola são ainda inferiores à média na África Subsaariana. Para contrariar esses indicadores, o governo Angolano iniciou descentralização administrativa do sistema de saúde pública através da municipalização dos serviços de saúde.

As áreas alvo da intervenção para o novo projecto serão as seguintes províncias e municípios que representam 4,7 milhões de pessoas (16,6 por cento da população total do país): Bengo: Ambriz e Dande; Luanda: Icolo e Bengo; Lunda Norte: Chitato, Cambulo, Cuango, Lucapa; Malanje: Cacuso, Calandula, Malanje, Caculama (Mucari); Moxico: Camanongue, Luau, Luena (Moxico); Uíge: Maquela do Zombo, Negage, Sanza Pombo, Uíge; e Cuando Cubango: Cuito Cuanavale, Mavinga, Menongue. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.