Radio Calema
InicioEconomia5 dicas para fazer um excelente planejamento financeiro familiar

5 dicas para fazer um excelente planejamento financeiro familiar

As férias chegaram e você quer viajar com a sua família. Para que esse momento tão especial ocorra é essencial que você tenha um planejamento financeiro excelente. Organizar ganhos e gastos de uma simples e prática pode parecer um pouco difícil, mas aos poucos se torna uma tarefa que trará inúmeros benefícios.

Apesar dos imprevistos que podem ocorrer no dia a dia; como reformas não programadas, aumento das despesas escolares ou problemas com a saúde; é possível organizar tudo o que é ganho e gasto dentro de um lar. Com um pouco de paciência e muito empenho, ficará muito mais fácil se planejar e não acabar se complicando com possíveis.

Fizemos uma lista, com 5 dicas para que você e sua família consigam se organizar e fazer um ótimo planejamento financeiro. Ele pode ser mensal ou anual, isso vai depender do objetivo que você tem em mente. No final, todos ficarão muito mais felizes!

Agrupar receitas e despesas

Nem sempre todos os integrantes da casa trabalham e contribuem de forma financeira para o funcionamento do lar. No entanto, toda família tem os seus gastos básicos: vestuário, alimentação, educação, higiene e lazer.

O primeiro passo é reunir tudo o que é receita (dinheiro ganho) e despesa (gastos necessários). Dessa forma, você saberá o quanto a família tem e gasta em determinado período, ficará muito mais fácil se organizar financeiramente, e evitar gastos desnecessários.

Organize essas informações

Sabendo a quantia exata do que foi ganho em determinado período e tudo o que deverá ser pago, é necessário manter um controle das finanças da casa. Para quem deseja fazer um planejamento financeiro e não passar por nenhum aperto, montar uma planilha é uma ótima alternativa.

Com os dados anotados, você saberá onde todo o dinheiro ganho foi aplicado e começará a priorizar determinados gastos, como uma boa alimentação, a educação dos filhos e outras questões básicas. Se em determinado momento você perceber que a conta “não fecha” é hora de começar a economizar.

Evite gastos desnecessários

As vezes, uma simples ida ao shopping pode sair bem mais caro que um pequeno passeio. Sabendo o quanto de dinheiro pode ser gasto sem que a família se complique financeiramente, fica muito mais fácil controlar impulsos consumistas.

Mesmo que no início seja um pouco difícil, você verá que valerá a pena para todos economizar. Fazendo o planejamento financeiro, sempre sobrará algum dinheiro para presentear quem amamos fora de alguma data especial ou então saborear um delicioso prato em algum restaurante famoso.

De preferência a pagamentos à vista e com descontos

Mesmo sendo um grande aliado das famílias, o cartão de crédito pode se tornar um grande problema. Geralmente, comprar feitas com o pagamento à vista, geram descontos, que por menor que sejam, podem fazer uma grande diferença no final das contas.

Além disso, depois de organizar seu ganhos e gastos, você terá em mãos o valor do saldo que pode ser gasto sem que você se preocupe. Se essa quantia for gasta de forma correta, o benefício para todos da casa pode ser muito maior. Além disso, as compras com pagamento à vista não geram dívidas futuras – que complicam boa parte dos lares.

Na hora de comprar algo, pergunte se o pagamento à vista gerará algum desconto e aproveite. Essa pequena quantia pode auxiliar muito você e toda a sua família.

Sobrou dinheiro? Saiba onde investir!

Depois de se organizar e poupar gastos desnecessários você verá que o saldo lucrativo da família será muito maior! Ter uma reserva guardada é essencial para não se apertar com os imprevistos do dia a dia. Por isso, é muito importante que você tenha algum dinheiro para as questões de emergência não atrapalharem o seu planejamento familiar.

Você não deve se privar se dividir momentos incríveis com a sua família , e investindo o seu dinheiro, você terá a segurança de todos poderiam passar por ótimas experiências nas férias ou em qualquer época do ano. Existem empresas que podem te auxiliar a investir as economias que sobraram e ajudar qual o melhor tipo de investimento você deve fazer.

Organizando suas finanças e se planejando financeiramente, ficará muito mais difícil se preocupar com o dinheiro ou se complicar com alguma dívida.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.