Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Quase metade dos angolanos não tem acesso a água

Unicef diz que crianças ficam fora da escola por terem de ir buscar água

Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado nesta quarta-feira, 21, indica que 47 por cento dos angolanos não têm acesso a fontes de água potável, mas a situação registou alguma melhoria nos últimos dois anos.

O documento divulgado a propósito do Dia Mundial da Água que se celebra na quinta-feira, 22, nota, no entanto, uma evolução no acesso à água dos agregados familiares em Angola entre 2015-2016 comparativamente a 2008-2009, aumentando 12 pontos percentuais (42% para 54%), principalmente nas áreas urbanas.

Um aspecto em destaque no documento é o facto de crianças ficarem fora da escola por falta de acesso à água, enquanto são usadas pela família para irem buscar a água.

“Esta jornada pode ser perigosa”, diz o Unicef, alertando que os utensílios que as crianças usam para apanhar água chegam a pesar 20 quilos.

“Para algumas, essa rotina diária para apanha água pode consumir as suas vidas. Elas temem ataques, temem caminhar longas distâncias e perdem a oportunidade de ir à escola ou de brincar com os amigos”, alerta o relatório.

O Unicef revela que no ano passado forneceu água potável a perto de 30 milhões de pessoas em emergências humanitárias, 284.184 das quais se encontravam em Angola. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »