Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ende pretende acabar com postos de transformação privados em Viana

A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade propõe-se a acabar, paulatinamente, com os actuais mil 267 postos de transformação privados em funcionamento no município de Viana, informou hoje, o seu director técnico local, João Neto.

Segundo o responsável, que falava à Angop, em Luanda, dos referidos PT’s, alguns pertencem ao sector industrial enquanto outros servem para venda directa de energia à população por particulares.

Para se inverter esse quadro, João Neto referiu que está em curso o denominado Projecto Chiang, que vai na sua quinta fase, e que prevê a instalação, por enquanto, de 288 postos de transformação no município de Viana e 47 no Icolo e Bengo.

“ O Projecto Chiang está a ser implementado tanto em zonas cinzentas (sem fornecimento de energia) como em zonas onde prevalecem os PT’s privados, e o grande objectivo dessa iniciativa é mesmo acabar com esses postos de transformação de particulares”, disse.

Em função da implementação do Chiang, o engenheiro adiantou que existem já proprietários que estão a fazer a entrega voluntária dos seus PT’S à Ende.

“Eles estão a escrever para nós manifestando a intenção de nos entregarem voluntariamente esses PT’s e estamos a avaliar caso a caso para se definir os passos subsequentes (possível indemnização) ”, explicou.

A Ende possui actualmente em funcionamento em Viana 745 postos de transformação, 14 subestações e duas centrais térmicas, controlando 177 mil 105 clientes (60 porcento dos quais já usam o sistema pré-pago), num universo de cerca de dois milhões de habitantes da municipalidade. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »