Radio Calema
InicioMundoMédio Oriente200 famílias deixaram áreas sob controlo da oposição em Ghouta Oriental

200 famílias deixaram áreas sob controlo da oposição em Ghouta Oriental

Cerca de 200 famílias, entre 800 e 1.000 pessoas, deixaram hoje áreas sob controlo da oposição em Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco, para zonas dominadas pelas autoridades sírias, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Essas pessoas deixaram a cidade de Duma, a maior em Ghouta Oriental e nas mãos da fação do Exército do Islão, através do corredor aberto pelas forças do governo sírio no campo de refugiados de Al Wafidin.

O Exército do Islão, um dos grupos islâmicos que operam em Ghouta Oriental, e a Rússia, um aliado do governo de Damasco, chegaram a um acordo na semana passada para permitir que civis, doentes e feridos que desejassem deixar Duma o pudessem fazer através do corredor aberto pelo exército sírio.

Cerca de 76.000 pessoas saíram de Duma e de outras zonas de Ghouta Oriental em direção a áreas em poder das autoridades desde o passado dia 15 de março.

Entretanto, há preparativos para uma retirada de combatentes islâmicos e seus familiares, bem como doentes, da população de Harasta, controlada pelo Movimento Islâmico do Sham Livre, que também chegou a um acordo com as tropas do governo.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, está prevista a saída de cerca de 8.000 pessoas de Harasta em direção a áreas dominadas por rebeldes no norte da Síria.

Nas últimas horas chegaram a Harasta veículos do Crescente Vermelho, que supervisionará a operação e transportará os doentes e feridos.

Ghouta Oriental é alvo de uma ofensiva terrestre por tropas do governo sírio e seus aliados desde 25 de fevereiro, precedida uma semana antes da intensificação dos bombardeios da aviação síria e russa e dos disparos da artilharia governamental.

Desde o dia 18 de fevereiro, pelo menos 1.544 pessoas perderam a vida em Ghouta Oriental, incluindo 316 menores e 193 mulheres, segundo dados do Observatório. (Noticias ao Minuto)

por Lusa

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.