Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Proclamada Zona de Livre Circulação Continental (ZCLC)

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi o 4º estadista que assinou, em Kigali, os três instrumentos que proclamam a existência, a partir de hoje, da Zona de Livre Comércio Continental.

Antes de João Lourenço, os presidentes do Niger, Mahamadou Issoufou, do Tchad, Idriss Déby, e do Rwanda, Paul Kagame, assinaram os três instrumentos jurídicos do acordo: O da Zona de Livre Comércio, da Livre Circulação de Pessoas e a Declaração de Kigali.

Quarenta dos 55 países da União Africana assinaram o acordo.

Para que a Zona de Livre Comércio comece a vigorar é necessário que metade dos parlamentos dos países que o assinaram ractifiquem este instrumento.

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Fakir, apelou que se faça antes do fim ano.

Na abertura da cerimónia, o Presidente Paul Kagame destacou que o acordo é tão importante por estar em jogo a dignidade dos povos de África.

Desta forma, disse que esta zona tem o compromisso de dar prosperidade aos africanos.

Na sequência, Moussa Fakir Mahamat, alertou para a existência de posições “maquiavélicas” que tentam dissimuladamente impedir o êxito da Zona de Livre Comércio.

Sublinhou que a integração em África é irreversível e aos indecisos lembrou que a “integração não é uma opção, é um imperativo”.

A caminhada para o sucesso não deixa lugar para fracos – afirmou. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »