Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola celebra Dia Mundial das Florestas com plantação de árvores

O Dia Mundial das Florestas e da Árvore, que se comemora hoje (quarta-feira), em Angola está a ser marcado com a plantação de árvores em vários polígonos florestais do território nacional e ciclos de palestras sobre a exploração e o uso sustentável dos recursos florestais.

Na capital do país, a data será marcada com a realização de uma palestra sobre “O papel da mulher na gestão dos recursos florestais floresta no desenvolvimento sustentável em Angola”, seguida da plantação de 500 árvores, a ter lugar esta quinta-feira (22), no polígono florestal do Benfica, em Luanda.

A acção, a ser desenvolvida a nível nacional pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) do Ministério da Agricultura e Florestas, visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação das árvores e florestas, quer a nível do equilíbrio ambiental, ecológico, social e da própria qualidade de vida no planeta.

Com o lema “Florestas, cidades sustentáveis”, o Ministério da Agricultura e Florestas, juntamente com uma Comissão Ministerial, está com as atenções viradas na aferição da legalidade de exploração da madeira retida em diversos municípios do país, para consequentemente fazer um relatório/diagnóstico sobre o estado da actividade florestal em Angola.

O relatório, a ser apresentado ao Ministério da Agricultura e Florestas, vai também verificar o licenciamento das empresas exploradoras de madeira, bem como fazer o balanço do grau de cumprimento do Decreto Presidencial n.º 274/17, de 10 de Novembro, que prorrogou a campanha florestal/2017 até 31 de Janeiro de 2018, em vez de Novembro ou Dezembro, época que habitualmente termina o ano florestal que começa no mês de Maio de cada ano.

Dos 300 mil metros cúbicos de madeira previstos, pelo menos 200 mil foram explorados na campanha florestal/2017, correspondendo a 300 licenças concedidas às empresas de exploração no país, superando a época anterior, período em que foram registadas 150 empresas.

Para a campanha florestal/2018, o sector prevê reduzir drasticamente o número de empresas exploradoras e exportadoras de madeira no país, tendo em conta a entrada em vigor das novas regras que serão implementadas neste ano.

Angola possui actualmente uma área global de mais 60 milhões de hectares de cobertura florestal, contra os 53 milhões que possuía anteriormente, representando uma vasta cadeia de exploração da flora e fauna.

As províncias do Uíge, Cabinda, Moxico e Cuando Cubango são apontadas como as que mais exploram as florestas e produzem a madeira.

O Dia Mundial das Florestas e da Árvore foi criado com o objectivo de consciencializar toda a população a respeito da importância dos ecossistemas florestais. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »