Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

CASA-CE saúda órgão para combater a corrupção, mas activista defende sua dependência do Parlamento

Direcção de Combate aos Crimes de Corrupção ficará na dependência do SIC

O Presidente da República João Lourenço determinou a criação de uma estrutura para se ocupar do combate aos crimes de corrupção.

É a Direcção de Combate aos Crimes de Corrupção, um órgão que passará a centralizar a investigação deste tipo de crimes e que funcionará como um novo serviço executivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), sob dependência do Ministério do Interior, de acordo com o decreto presidencial de 15 de Março.

A decisão é bem vista pela oposição, mas há quem defenda que o novo órgão devia estar dependente da Assembleia Nacional

A CASA-CE, o segundo partido da oposição angolana, aplaude a medida mas considera que a sua eficácia só será possível se o Chefe de Estado atribuir maior responsabilidade ao Ministério Público.

O vice-presidente daquela coligação, Manuel Fernandes, diz que a PGR deve dispor de uma área específica para o combate à corrupção, os crimes colarinho branco e outros males que lesam o Estado angolano .

Para o economista Faustinho Mumbica a criação do órgão peca por não estar dependente da Assembleia Nacional como entidade fiscalizadora do Executivo.

Mumbica entende que tanto o Ministério do Interior como algumas figuras da Presidência da República conotadas com o consulado de José Eduardo dos Santos estão comprometidas com a corrupção.

Nos meios políticos de Luanda, a decisão de João Lourenço está a ser interpretada como visando dar corpo à cruzada contra a corrupção e crimes económicos assumida pelo Presidente desde a campanha eleitoral e reiterada depois da sua investidura. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »