Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Índia tem 10 mil milhões para investir em África

O Governo indiano tem disponíveis 10 mil milhões de dólares para financiar projectos de investimentos em vários países africanos, incluindo Angola, anunciou ontem, em Luanda, o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akibar.

O chefe da diplomacia indiana, que está desde ontem em Luanda, foi orador numa palestra, organizada pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN), sobre o tema “Índia, África e o Desenvolvimento do Século XXI”, destinada aos estudantes universitários. Shri Akibar referiu que a Índia pretende identificar projectos credíveis para investir e financiar no continente africano, sobretudo em Angola.

Já no período da tarde, numa unidades hoteleira da capital, o chefe da diplomacia indiana teve um encontro com os membros da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Índia e com empresários indianos residentes em Angola.

Shri Akibar manifestou o desejo do seu país em cooperar nas áreas da agricultura, saúde, recursos minerais, formação, educação e tecnologia de informação e afirmou que a Índia encara com muita seriedade parcerias com os países africanos e com Angola, porque acredita nos seus objectivos de transformar as suas riquezas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

As relações entre Angola e a Índia datam desde 1761, através da colonização portuguesa. Já na fase da luta de libertação dos povos africanos, a Índia sempre apoiou a independência dos países africanos, sobretudo de Angola. As trocas comerciais entre os dois países, antes da queda do preço do petróleo no mercado internacional, em 2014, rondavam os 7,5 mil milhões de dólares.

Devido à situação financeira e económica, o intercâmbio baixou para 3,5 mil milhões. Actualmente, 10 por cento do petróleo consumido na Índia é importado de Angola, constituindo-se num parceiro estratégico deste país asiático.
Em Outubro de 2017, foi proclamada, em Luanda, a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Índia (CCIAI), tendo em vista o reforço da cooperação económica entre os dois países.

Os empresários indianos em Angola investem em vários domínios da economia nacional, desde o comércio de mobiliário, plástico, aço, entre outros. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »