Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ministro dos Negócios Estrangeiros da India em Luanda

O reforço da cooperação bilateral e a prospecção do mercado africano trouxeram o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akbar, a Luanda, para uma visita de trabalho de dois dias, no âmbito do périplo que efectua pelo continente.

Durante a sua permanência, em Luanda, o chefe da diplomacia india pretende identificar novas áreas de cooperação, bem como reforçar outros sectores com a assinatura de alguns acordos de cooperação.

De acordo com a agenda de trabalho, Shri Akbar vai proferir uma palestra, nesta quinta-feira, na faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, sob o lema “Índia, África e o desenvolvimento do século XXI”.

O diplomata tem ainda programada uma recepção organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Angola-Índia (CCIAI) e sexta-feira será recebido por membros do Executivo.

A CCIAI foi proclamada em Outubro de 2017, em Luanda, com o objectivo de reforçar a cooperação económica entre os dois países.

A Índia oferece anualmente a Angola 30 bolsas de estudo para cursos de pós-graduação e 30 vagas no âmbito do programa de cooperação técnica e económica indiana, para cursos médicos especializados aos profissionais de saúde.

Durante a Cimeira Índia – África, que decorreu em Outubro de 2015, em Nova Deli, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou a concessão, em cinco anos, de uma linha de crédito avaliada em dez bilhões de dólares para o Fundo de Desenvolvimento Índia-África e a cedência de dez mil bolsas de estudo a estudantes do continente.

Até 2013, as trocas comerciais entre os dois países rondavam os 7,5 biliões de dólares norte-americanos, com a exportação do petróleo angolano, mas devido à crise financeira, baixaram para 3,5 biliões. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »