Radio Calema
InicioDestaquesAngola entre os cinco maiores compradores de armas da África Subsaariana

Angola entre os cinco maiores compradores de armas da África Subsaariana

Nos últimos cinco anos, os países da África Subsaariana foram responsáveis por 32% das importações de armas do continente, volume de negócios garantido sobretudo por cinco países, Angola incluída.

Mais de metade (56%) das importações de armas por países da África Subsaariana, realizadas entre 2013 e 2017, partiram de cinco países, nomeadamente Nigéria, Sudão, Angola, Camarões e Etiópia, sendo que, nesse período, os subsaarianos foram responsáveis por 32% das compras do continente.

Os dados, recém-divulgados pelo Instituto Internacional de Investigação sobre a Paz de Estocolmo (SIPRI) no relatório Trends in International Arms Transfers 2017 (traduzível para Tendências no Negócio Internacional e Armas 2017), indicam ainda que Angola é o terceiro maior comprador do Brasil, representando cerca de 10% das suas vendas.

Os principais exportadores de armas para África são contudo a Rússia, China e EUA, revela a análise.

O relatório assinala igualmente que apesar de, na última década, África ter reduzido em 22% as compras de armas, alguns países quebram essa tendência.

É o caso da Argélia, Marrocos e Nigéria, sendo que neste último caso as importações de armas cresceram 42% desde 2008.

A nível global, o SIPRI aponta que as vendas de armamento aumentaram 10% nos últimos cinco anos, período no qual os EUA conservaram-se como o líder de mercado, com 34% do negócio. (Novo Jornal Online)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.