Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Enaltecido desempenho dos primeiros presidentes de Angola e Cuba

O papel desempenhado por António Agostinho Neto e Fidel Castro Ruz, primeiros presidentes de Angola e Cuba, na luta pela liberdade e independência de alguns países de África, foi enaltecido durante uma palestra realizada nesta quarta-feira, no bairro da Kinanga, distrito da Ingombota, em Luanda.

O reconhecimento foi feito durante uma conferência realizada no Memorial António Agostinho Neto sob o tema “ Neto e Fidel: uma amizade que contribuiu para a libertação de África”.

O prelector foi secretário-geral da Associação de Amizade Angola e Cuba, Fernando Jaime que fez uma narração sobre as acções da intervenção cubana, desde Janeiro de 1961, que se estendeu para muitos países de africanos culminando com a independência de Angola e libertação de outros, principalmente da África Austral.

Por sua vez, a embaixadora de Cuba em Angola, Ester Glória Cardena, disse que os sentimentos solidários dos dois líderes representa a história de povos que decidiram combater pelo direito de ser livre e ajudando outras pátrias.

A conferência foi concebida para reflectir sobre o resgate de valores como a amizade e a liberdade, visando a construção de uma sociedade moderna, actuante e solidária onde a consciência patriótica e o civismo, devem constituir o ponto de partida.

Durante a conferência organizada pelo Centro Cultural, Agostinho Neto do Bairro Operário, artistas angolanos e cubanos entoaram várias músicas no estilo de trova.

Estiveram presentes deputados, membros do Executivo, das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, antigos estudantes angolanos em Cuba e da Organização de Pioneiros de Agostinho Neto (OPA). (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »