Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

António Costa debate hoje em Estrasburgo o futuro da UE

O primeiro-ministro, António Costa, vai partilhar hoje com os eurodeputados, em Estrasburgo, a sua visão sobre o futuro da União Europeia, no quadro do ciclo de debates realizado no Parlamento Europeu com chefes de Estado e de Governo.

António Costa, que discursará no hemiciclo a partir das 10:00 locais (09:00 de Lisboa), será o terceiro líder europeu a participar neste ciclo de debates com a assembleia, iniciado este ano, depois dos primeiros-ministros da Irlanda, Leo Varadkar, em janeiro, e da Croácia, Andrej Plenkovic, em fevereiro, e antes do Presidente francês, Emmanuel Macron, o “convidado de honra” da sessão plenária de abril.

De acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro, em destaque na intervenção de António Costa estará “a resposta da União Europeia aos anseios dos seus cidadãos” em matérias como as alterações climáticas, segurança e defesa, migrações, crescimento e emprego, e transição digital.

“Portugal defende que só uma União Europeia forte será capaz de responder a estes desafios. Para tal, há que dotá-la de um quadro financeiro plurianual adaptado às expectativas dos cidadãos europeus. Para garantir a estabilidade na União é também necessário completar o nosso projeto mais ambicioso: a União Económico Monetária, permitindo-lhe promover a convergência e corrigir as assimetrias entre os seus membros”, lê-se na mesma nota, que antecipa a mensagem principal que António Costa transmitirá na quarta-feira ao Parlamento Europeu.

Após o debate, que durará cerca de duas horas e será seguido de uma conferência de imprensa conjunta com o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, com quem terá um almoço de trabalho, António Costa (que foi eurodeputado entre julho de 2004 e março de 2005, até assumir o cargo de ministro da Administração Interna) encontra-se à tarde com os eurodeputados e funcionários portugueses. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »