Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angela Merkel eleita chanceler da Alemanha pela quarta vez

CDU e SPD voltam a formar governo. Angela Merkel foi eleita no Bundestag com 364 votos a favor, 315 contra e nove abstenções.

O impasse político chegou ao fim na Alemanha. Depois de o SPD e a CDU terem chegado a um acordo para reeditar a grande coligação, Angela Merkel foi hoje a votos no Bundestag (parlamento alemão) e foi nomeada, pela quarta vez, chancelar alemã.

Angela Merkel obteve 364 votos a favor e 315 contra, contando ainda com nove abstenções. A chanceler conseguiu mais nove votos do que o necessário, no entanto, menos 35 do que aquilo que, teoricamente, seria suposto ter, uma vez que o SPD e a CDU, juntos, têm 399 lugares no parlamento.

O impasse político na Alemanha durava desde setembro do ano passado. Apesar de ter saído vencedor das eleições, o partido de Merkel não conseguiu a maioria absoluta e encontrou a resistência do SPD, na altura liderado por Martin Schulz, que pretendia ficar na oposição.

Falhada a coligação com os Verdes e com o Partido Liberal – para a chamada coligação Jamaica -, a CDU voltou a tentar negociar com o SPD. Depois de várias votações internas, e da saída de Schulz, substituído por Andrea Nahles, os dois partidos chegaram a um acordo e decidiram voltar a formar a grande coligação que governou a Alemanha nos últimos quatro anos.

Com este novo governo, o Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, torna-se na principal força de oposição. O partido anti-imigração ficou em terceiro lugar nas eleições de setembro, atrás do SPD e da CDU, num resultado histórico para o partido. O apoio dos sociais-democratas aos conservadores faz assim com que a oposição na Alemanha seja liderada por um partido que pretende impedir a entrada de refugiados no país e que não tinha representação parlamentar há cerca de 50 anos. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »