Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ex-presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff participam no Fórum Social Mundial

Os ex-presidentes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff reúnem-se a partir de quarta-feira em Salvador, no âmbito da 13.ª edição do Fórum Social Mundial.

O Fórum começa um dia antes daqueles dois ex-presidentes se reunirem com outros dois antigos chefes de estado, o uruguaio Pepe Mujica e o paraguaio Fernando Lugo, num evento em que se prevê a presença de cerca de 60 mil militantes de organizações não-governamentais e movimentos sociais vindos de 120 países.

O Fórum Social Mundial é definido como o contraponto do Fórum Económico Mundial, um encontro tradicional de autoridades e empresários que terá uma edição para a América Latina que é inaugurada também na terça-feira, em São Paulo.

Outras personalidades confirmadas no encontro em Salvador são a presidente da Fundação Franz Fanon, Mireille Fanon, a presidente da Federação Internacional das Mulheres Democráticas (FDIM), Lorena Peña, a líder indígena e pré-candidata para o cargo de vice-Presidente do Brasil Sônia Guajajara, o filósofo congolês Godefroid Ka Mana Kangudie e a líder da organização não governamental (ONG) Justiça Social Global Francine Mestrum.

Sob o lema “Resistir é criar, Resistir é transformar”, o principal objetivo dos organizadores do Fórum Social Mundial é definir “estratégias de resistência social às políticas neoliberais que visam desmantelar os direitos sociais e enfrentar os golpes antidemocráticos em vários países”.

Os representantes de cerca de 1.500 coletivos, ONG, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos vão participar no evento que tem pelo menos 1.300 atividades em agenda.

A maioria das atividades acontecem no Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e estão também previstos debates no Parque do Abaeté, em Itapuã, e no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Os militantes do Fórum Mundial Social reúnem-se num momento em que os governos latino-americanos favorecem o liberalismo económico, tema que será amplamente debatido pelos participantes.

A primeira atividade será uma marcha na terça-feira à tarde entre Campo Grande e a histórica praça Castro Alves, no centro de Salvador, capital da Bahia, Estado que concentra a maior percentagem de população negra do Brasil.

Na quarta-feira realizar-se-á a Assembleia de Defesa da Democracia, na qual participarão os quatro ex-presidentes.

O Fórum Social Mundial decorrerá até ao próximo dia 17 de março, sendo esta a sétima vez que o Brasil recebe o evento, que se realizou a primeira vez em 2001, na cidade de Porto Alegre. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »