Radio Calema
InicioDestaquesGestão de Saturnino na Sonangol P&P trouxe uma perda de 859 milhões...

Gestão de Saturnino na Sonangol P&P trouxe uma perda de 859 milhões USD à petrolífera – Isabel dos Santos

A exoneração de Carlos Saturnino da Sonangol Pesquisa & Produção, decidida em Dezembro de 2016 pela administração de Isabel dos Santos, ganha agora nova luz, com a ex-PCA a acusá-lo de ter custado à petrolífera angolana perdas de 859 milhões de dólares.

Mais de um ano depois de ter descrito a Sonangol Pesquisa & Produção (Sonangol P&P), como a empresa do grupo Sonangol que apresentou “as maiores debilidades de gestão e consequentemente de desvios financeiros” – diagnóstico que sustentou a exoneração da sua comissão executiva, então liderada por Carlos Saturnino – Isabel dos Santos vem dar expressão numérica a essa avaliação.

Segundo a empresária, a gestão do hoje PCA da petrolífera nacional na Sonangol P&P – que durou pouco mais de um ano – foi responsável por uma perda de 859 milhões de dólares.

“Isto representa, nas suas próprias palavras, não só um avião mas uma frota inteira”, diz a gestora num vídeo publicado no recém-lançado site Factos-Sonangol.

Na mensagem, Isabel dos Santos responde à acusação que lhe foi dirigida por Carlos Saturnino de ter gasto em consultoria o suficiente para “dar um avião novo à Sonair” e ainda comprar “peças sobressalentes”, tendo em conta que um “Boeing de última geração 737, custa à volta de 112 milhões de dólares”.

“O seu comentário em relação ao avião que poderia ter comprado se não tivesse investido em consultores seria cómico se não fosse tão prepotente e manipulador”, sublinha a empresária, acrescentando que sem o recurso à consultoria – que em ano e meio custou 135 milhões de dólares – “nem um bilhete em classe económica no seu Boeing imaginário” Saturnino teria hoje capacidade de comprar.

“A empresa continuaria na situação descrita pelo Dr.[Francisco de] Lemos, meu antecessor, em 2015. Ou seja, estaria falida”, defende a bilionária.

As contas da anterior e do actual PCA da Sonangol parecem, assim, “condenadas” a não bater certo. (Novo Jornal Online)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Kiwaya….

    Porque na altura dos factos isto não veio à tona? Porque não é realidade ou porque o Papai não permitia que curruptos fossem expostos? Minha Neném por mais que seja verdade a esta hora ninguém mais acredita em ti. Vê-se em ti uma atitude infantil, desinteligente aliás como é característica sua e de sua irmã.
    Culpado não és tu mais quem Dan mídia pra vocês.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.