Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Uíge: Secretário de Estado da Saúde defende melhoria do saneamento para combate à cólera

A melhoria do abastecimento de água potável e do saneamento básico nos bairros com maior incidência de casos de cólera afigura-se urgente para se estancar a propagação da doença, advogou nesta sexta-feira, na cidade do Uíge, o Secretário de Estado da Saúde, José Cunha.

Falando à imprensa, no final da sua visita de algumas horas à província do Uíge, o responsável disse ser preocupante a situação nos bairros Papelão, Mbemba Ngango e Candombe Velho, onde a população ainda consome água das cacimbas fruto do fraco abastecimento de água potável e do saneamento básico deficiente.

A sua visita ao Uíge, disse, visou avaliar a realidade da epidemia de cólera que já leva 739 casos registados com 13 óbitos ao nível da província, desde o início do surto a 21 de Dezembro de 2017.

Reconheceu que, apesar dos esforços dos profissionais de saúde e dos demais sectores envolvidos, torna-se necessário a introdução de instrumentos de fiscalização e controlo para a melhoria da situação.

Quanto à malária, assegurou que se está a fazer um acompanhamento meticuloso dos casos para que nos próximos meses não haja aumento dos mesmos.

Assegurou existirem fármacos necessários para o combate da malária, deplorando apenas os mecanismos de controlo e sua distribuição.

Apelou a necessidade do cumprimento rigoroso das medidas transmitidas para se inverter o quadro encontrado na região.

José da Cunha encabeçou uma delegação interministerial que visitou o depósito de medicamentos e os bairros afectados como Candombe Velho, Papelão e Mbemba Ngango, para avaliar o impacto das acções e medidas implementadas no combate à doença.

Integraram a delegação, representantes dos Ministérios da Energia e Águas, Ambiente, Educação, Administração do Território, Ensino Superior e do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. (Angop)

Angop/Dn/Hs

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »