Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Há crianças africanas a perder a infância para que tenhamos telemóveis

Reportagem da BBC coloca a nu esta questão que afeta milhares de meninos e meninas a viver na República Democrática do Congo.

Milhares de crianças africanas estão a perder a sua infância para que as grandes empresas mundiais possam fabricar, entre outras coisas, telemóveis.

Conta a BBC que estes meninos e meninas passam os dias a trabalhar em minas de cobalto, ao invés de estarem a brincar despreocupados e a aproveitar a tenra idade.

O cobalto, explica a televisão britânica, é usado para fabricar as baterias de íon-lítio dos telemóveis e computadores portáteis e metade deste metal a nível mundial é recolhido nas minas que existem na República Democrática do Congo.

Ziki Swaze é um menino que ficou sem pai e sem mãe e vive atualmente com a avó. Apesar da sua tenra idade, é Ziki quem sustenta a casa. “Tenho que trabalhar aqui porque a minha avó tem um problema na perna e não pode trabalhar”, disse o menino à BBC, lamentando o facto de não poder ir à escola.

São cerca de 40 mil as crianças que trabalham nas minas congolesas. Muitas começam a trabalhar nas minas logo aos quatro anos, separando o metal manualmente. Depois, aos 10, já são capazes de carregar pesadas sacas de cobalto para que o metal seja lavado no rio.

Apesar de algumas multinacionais já mostrarem preocupação em evitar usar o cobalto trabalhado por crianças, a verdade é que é muito difícil alcançar este objetivo, uma vez que a cadeia de fornecedores é extensa. (Notícias ao Minuto)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »