Radio Calema
InicioEconomiaAugusto Tomás testemunha chegada do manganês ao Luau

Augusto Tomás testemunha chegada do manganês ao Luau

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, seguiu na tarde desta segunda-feira, para o município do Luau, Moxico, onde vai testemunhar a chegada do comboio inaugural, que transporta 50 contentores de manganês, provenientes da região mineira de Kisenge, República Democrática do Congo (RDC).

Com este carregamento, o primeiro em 34 anos, o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) retoma a circulação do tráfego ferroviário internacional, prevendo-se que não se circunscreva à RDC, mas a outros países da região, tendo em conta a conexão global com o Porto do Lobito, em Benguela.

Participam, igualmente, na cerimónia o ministro congolês-democrático dos Transportes, Brain Mashimba, o governador provincial do Moxico, Manuel Gonçalves Muadumba, entre outras individualidades.

Em novembro de 2017, o CFB e a Sociedade Nacional dos Caminhos-de-Ferro do Congo assinaram, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDCongo), um acordo comercial, que estabeleceu os termos de utilização conjunta da linha férrea.

O CFB tem uma extensão de mil 344 quilómetros que liga o Porto do Lobito, na costa Atlântica, ao município do Luau, província do Moxico, e na parte leste do país aos sistemas ferroviários da RDC e da República da Zâmbia.

Com a ligação com a Zâmbia é possível chegar à cidade da Beira (Moçambique) e a Dar es Salaam (Tanzânia), oceano Índico. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.