Radio Calema
InicioAngolaRegiõesObras no troço Maria Teresa-Dondo com seis meses de atraso

Obras no troço Maria Teresa-Dondo com seis meses de atraso

As obras no troço Maria Teresa-Dondo, num percurso de 62 quilómetros, registam um atraso de seis meses – anunciou o porta-voz do Ministério da Construção e Obras Públicas, Samir Kitumba.

Samir Kitumba fez esta revelação à imprensa no Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, no final de uma inspecção que o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, efectuou ao troço rodoviário, em trânsito para a província do Cuando Cubango.

Explicou que a estrada está em reabilitação desde Setembro de 2017, com financiamento da linha de crédito da China, orçado em 71 milhões de dólares. A empreitada deve ser executada em 14 meses.

Esclareceu que desde o seu início, apenas 30 porcento foi efectuado, uma situação derivada de constrangimentos na transferência das verbas da entidade financiadora à contraparte angolana, representada pelo Ministério das Finanças.

Salientou que após a conclusão da obra, prevista para Fevereiro de 2019, a via, afecta à Estrada Nacional número 230, terá manutenção regular para conferir-lhe tempo de vida útil não inferior a 15 anos. Este exercício será feito por terciarização dos serviços de manutenção.

Para isso, o Laboratório de Engenharia de Angola (LEA) desempenhará papel preponderante na avaliação e certificação da qualidade das obras, de acordo com os novos padrões mundiais de estradas, relativamente à resistência do pavimento e configuração do traçado, tendo em vista a segurança rodoviária e o tempo de vida da infra-estrutura.

Precisou que no quadro da intervenção no troço, uma adenda será feita ao contracto, visando a inclusão de mais um quilómetro, desde a ponte sobre o rio Mucoso, nos arredores da cidade do Dondo, até ao cemitério municipal, para reparar o estado avançado de degradação a que se encontra este trecho da estrada.

Fez saber que será dada atenção especial à manutenção e conservação da estrada que liga Luanda à província do Cuando Cubango, a julgar pela sua importância na mobilidade e para o suporte da economia do país. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.