Radio Calema
InicioMundo LusófonoMoçambiqueMoçambique: PM recebe presidente do Supremo Tribunal de Portugal

Moçambique: PM recebe presidente do Supremo Tribunal de Portugal

O Primeiro-Ministro (PM) moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, recebeu esta quarta-feira, em Maputo, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de Portugal, o Juiz-Conselheiro António Silva Gaspar, noticia a AIM.

“Foi uma conversa de amizade. Também trocámos impressões muito positivas sobre possibilidade de cooperação entre o sistema judicial de Moçambique e o sistema judicial de Portugal”, disse António Silva Gaspar em declarações à imprensa, no final do encontro de cortesia com o PM.

Ainda hoje, o presidente do STJ de Portugal visitou o Centro de Formação Jurídica e Judiciária, localizado na cidade da Matola, província meridional de Maputo.

António Silva Gaspar, de visita ao país, disse ter ficado comovido pela gestão e funcionamento do estabelecimento.

“Fiquei com uma impressão muito positiva pela forma como (o estabelecimento) está a ser dirigido pela juventude, pela frescura, pelo entusiasmo e pelos objectivos bem definidos que vi, e pela vontade de os concretizar. Devo dizer que fiquei muito bem impressionado e muito satisfeito”, sublinhou.

Gaspar disse haver grande vontade de o Centro de Estudos Judiciais de Portugal cooperar com a sua contraparte moçambicana.

Afirmou já haver algumas iniciativas de cooperação entre as duas instituições.

Comprometeu-se a acentuar essa cooperação até a uma vasta organização de projectos concretos entre ambas.

Além do encontro de cortesia com o Primeiro-Ministro, constam da sua agenda, também, outros encontros do género com titulares dos órgãos de Administração da Justiça.

O Juiz Conselheiro deverá fazer parte, como convidado, da cerimónia de abertura do ano judicial, a ter lugar, na quinta-feira, em Maputo.

Nesta visita a Moçambique, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal faz-se acompanhar por outros três Juízes Conselheiros.

O Supremo Tribunal da Justiça é o tribunal superior da hierarquia dos tribunais Judiciais de Portugal. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.