Radio Calema
InicioDestaquesMinistro dos Negócios Estrangeiros de França em Luanda

Ministro dos Negócios Estrangeiros de França em Luanda

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Francesa, Jean-Yves Le Drian, chegou na madrugada desta quinta-feira, a Luanda, para uma visita de trabalho de 24 horas, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Em Luanda, Jean-Yves Le Drian inicia a sua agenda política mantendo um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, devendo as duas entidades presidir as conversações entre delegações multissectoriais da República de Angola e de França, ao que se segue a assinatura de três instrumentos jurídicos.

Trata-se de um acordo no domínio da Agricultura, acordo relativo aos serviços aéreos e um protocolo de Entendimento entre o Ministério da Hotelaria e Turismo de Angola e o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da República Francesa.

No período da tarde, o chefe da diplomacia francesa será recebido, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço.

As relações diplomáticas entre Angola e a França estabeleceram-se em Fevereiro de 1976, depois dos franceses reconheceram a independência de Angola, mas apenas em 1982 se criam as bases para o reforço da cooperação bilateral, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação.

Os anos de 2014 e 2015 marcam uma nova era no desenvolvimento das relações entre os dois estados, após as visitas recíprocas dos ex-Chefes de Estado, respectivamente José Eduardo dos Santos e François Hollande.

A cooperação desenvolve-se nas áreas da saúde, águas, saneamento básico, ensino superior, formação de quadros, ciência e tecnologia. No domínio empresarial, destaca-se o sector dos petróleos, transportes, comércio, indústria e telecomunicações. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.