Radio Calema
InicioDesportoOutras modalidadesJogos da CPLP com mais de 700 participantes

Jogos da CPLP com mais de 700 participantes

Os XI Jogos da CPLP, de 21 a 28 de Julho próximo, em São Tomé e Príncipe, contarão com mais de 700 participantes, 400 dos quais atletas das modalidades de futebol, basquetebol 3×3, voleibol de praia, taekwondó, atletismo olímpico e paralímpico.

O facto foi anunciado nesta quinta-feira à Angop, em Luanda, pelo assessor do ministro da Juventude e Desportos dos anfitriões, Tomé Espírito Santos, à margem de uma audiência da delegação que integra por parte da ministra titular de Angola, Ana Paula do Sacramento Neto.

A fonte do arquipélago informou que cada um dos nove países deve inscrever 78 membros e que o evento será disputado em São Tomé e Príncipe (capital) e Trindade, cidade do distrito de Mezochi, está última albergará provas de taekwondó, no pavilhão Manuela Margarida.

De acordo com Tomé Espírito Santos, o futebol, o atletismo olímpico e paralímpico serão disputados no Estádio Nacional 12 de Julho, o voleibol de praia no EXPM, enquanto o basquetebol 3×3 no parque popular.

Disse que os atletas e técnicos ficarão alojados no Liceu, um dos maiores estabelecimentos de ensino com capacidade para cinco mil alunos, actualmente em reabilitação.

Acrescentou estar a organização a beneficiar de ajuda dos países membros em cumprimento a declaração de 2017, rubricada em Portugal, em que se comprometem apoiar.

Explicou que dois técnicos angolanos promoveram em Janeiro, na cidade de São Tomé e Príncipe, uma acção formativa no domínio da segurança de eventos desportivos.

A delegação do país anfitrião dos Jogos da CPLP, chefiada pelo ministro Marcelino Sanches, está desde hoje no país em busca de apoios para o êxito da competição, tendo recebido já garantias de suporte em recursos humanos.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 1996 e conta com nove membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os Jogos foram, entretanto, instituídos em 1990 pelo Acordo Multilateral de Cooperação. Tal entendimento foi rubricado em 20 de Janeiro, em Lisboa.

A última edição deste evento, reservado a jovens com até 16 nos de idade, decorreu na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Angola Já albergou a competição em duas ocasiões, designadamente em 2005 e 2014, em ambas teve a capital Luanda como palco. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.