Radio Calema
InicioAngolaPolíticaAngola na reunião da Power África

Angola na reunião da Power África

Angola participa, através do Ministério da Energia e Águas, a partir de ontem até 03 de Março, em Washington, na reunião de parceiros da Power África 2018, soube Angop.

O fórum tem por objectivo apoiar os países da África subsariana na criação e desenvolvimento de energias renováveis, aumentando o seu desenvolvimento neste ramo entre o sector público e privado.

Realizada desde 2013, ano em que contou com a participação de 18 países, a reunião de parceiros da Power África, resulta de uma iniciativa do então presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

A Power África é integrada actualmente por mais de 140 países, como Noruega, França e Japão, entidades como Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Mundial e a União Europeia e mais de 130 empresas privadas, em representação de promotores e fornecedores de equipamentos, entre outras.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Energia e Águas, chegada hoje à Angop, a Power África tem como metas até 2030, contribuir no aumento da potência instalada na região e a criação de novas conexões à energia eléctrica, com o foco nas energias limpas, renováveis e gás natural.

Em Fevereiro de 2016, a Power África, atingiu aprovou a lei para a electrificação da África em 2015 ( Electrify Africa Act of 2015).

Desde a sua criação em 2013, a Power África tem apoiado a realização de 84 projectos, liderados pelo sector privado e representa uma potência instalada total de 7.350 MW distribuídos em 118 países.

No mesmo período, 11 milhões de lares e empresas tiveram acesso à electricidade em países como Costa de Marfim, Libéria, Senegal, Guiné, Namíbia, Ghana, Benim, Nigéria, Botswana, Rwanda, Uganda, Quênia, Tanzânia, Africa do Sul, Moçambique, Malawi, Zâmbia e Maurícia e Angola, que desde 2016 participa na reunião de parceiros da Power África.

Angola, que participa pela terceira vez nesse fórum, vai ser representada pelo secretário de Estado de Energia, António Belsa da Costa.

A Power África oferece uma gama de assistência técnica e financeira, para promover a implementação de projectos a curto e médio prazos.

A assistência fornecida varia e corresponde às necessidades e às prioridades de cada país onde Power África tem presença.

Ela não oferece programas padronizados, mas pretende personalizar assistência de acordo com os desafios específicos enfrentados nos sectores energéticos locais.

Em todo caso, a autorga de assistência no âmbito da iniciativa Power África visa alcançar um resultado específico a curto prazo, nomeadamente a adição de novos megawatts à capacidade de geração instalada do país.

A assistência técnica da Power África tem duas categorias, sendo uma para apoiar governos e outra para apoio aos projectos dos promotores privados que tenham um acordo com o governo para a implementação de projectos.

Apoio aos governos e assistência dos consultores de (transacções) em serviço do Ministério da Energia e Águas: O papel principal destes consultores é trabalhar com o governo para identificar uma carteira de projectos prioritários e colaborar com os governos e os promotores privados para acelerar a implementação desses projectos.

As actividades dos consultores incluem lidar com as barreiras à implementação do projectos e identificar potenciais fontes de financiamento.

Os consultores também trabalham para identificar as reformas necessárias no sector energético e aproveitar os recursos da Power África para assegurar melhorias no enquadramento regulador. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.