UON promove Conferencia sobre Câncer na Infância em Angola

Uma conferência sobre “O Câncer na Infância em Angola”, promovida pela Universidade Onze de Novembro (UON) em pareceria a Queen’s University Belfast (Reino Unido), decorre hoje, quarta-feira, nesta cidade, no âmbito do 15 de Fevereiro, Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil.

Falando durante o acto de abertura do certame, António Francisco Chocolate, Vice-Reitor da UON para Extensão e Cooperação, disse que a conferência visa uma abordagem baseada em evidências para a detenção, diagnóstico e tratamento melhorado do câncer na infância.

Adiantou ainda que o certame pretende obter uma imagem preliminar do câncer infantil em Angola, bem como descrever a percepção da população sobre o câncer pediátrico (causas, sinais, sintomas, diagnostico e tratamento).

Na ocasião, o vice-governador para o sector política e social, Alberto Paca, disse que o câncer continua ser um dos maiores desafios da ciência neste âmbito e, tendo em conta a expansão e extensão dos serviços para implementação da estratégia para o combate a doença, constam como preocupações da presente legislatura para a província, a criação de condições para a melhoria da resposta multifacetica, debelar o impacto negativo deste mal quer nas crianças directamente atingidas quer nos transtornos psicossociais dos familiares afectados.

Durante a conferência, serão abordados temas como “Alguns tumores abdominais malignos mais frequentes na Pediatria do Hospital Regional de Cabinda: 2010/2016”, “Apresentação dos resultados preliminares do estudo epidemiológico do câncer pediátrico de Angola”, “”Estudo etnográfico sobre anemia falciforme e câncer infantil em Cabinda”, “Associação entre saúde oral e o risco de Câncer gastro-intestinal”.

A decorrer de 14 a 15 do mês em curso, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico da UON, o certame conta também com um evento publico para informações sobre o Câncer infantil a população interessada. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »