A Turquia e os Estados Unidos concordaram hoje em recuperar as relações bilaterais anunciando uma série de mecanismos para solucionar a situação que se encontra “num momento crítico”.
“As nossas relações encontram-se num momento crítico. Ou acabamos com as relações ou temos de colocar em ordem as relações”, alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu após um encontro com o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, em Ancara.
As duas partes anunciaram a criação de mecanismos para recuperar a confiança.
Cavusoglu disse que na reunião que Tillerson manteve na quinta-feira com o presidente turco, Recep Erdogan, ficou decidido estreitar as relações entre os dois países.
O secretário de Estado norte-americano referiu-se à melhoria da coordenação sobre o conflito na Síria, que motivou a crise política e diplomática entre os Estados Unidos e a Turquia.
Em concreto Tillerson indicou que vai ser criado “um mecanismo comum” para resolver com urgência a retirada da cidade de Minbej, na Síria, onde se encontram militares norte-americanos que apoiam uma milícia curda inimiga de Ancara.
Os Estados Unidos e a Turquia “não querem atuar cada um pelo seu lado” na Síria e querem “prosseguir juntos” para superarem a crise atual naque país, disse o chefe da diplomacia norte-americana. (Notícias ao Minuto)
por Lusa