Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Operações suspeitas de Manuel Vicente na mira do Banco de Portugal

Banco de Portugal vai investigar a não comunicação às autoridades de transferências suspeitas de Manuel Vicente, denunciadas por ex-procurador.

O Banco de Portugal (BdP) vai investigar a não comunicação às autoridades de operações suspeitas de branqueamento de capitais do ex-vice presidente da República de Angola, Manuel Vicente, que o ex-procurador Orlando Figueira quis denunciar, mas que terão sido travadas pelo Millennium BCP. O Jornal Económico sabe que o supervisor financeiro pretende apurar se houve incumprimento do dever de comunicação por parte da instituição liderada por Nuno Amado.

As operações suspeitas de branqueamento não comunicadas à Justiça estão na mira do BdP após uma investigação da TVI, que revelou, no início desta semana, uma auditoria feita pelo BCP que prova que terá sido o próprio banco a travar suspeitas, denunciadas pelo antigo magistrado, Orlando Figueira, arguido na Operação Fizz, quando esteve a trabalhar no departamento de Compliance, que controla e analisa movimentações financeiras.

O Jornal Económico questionou o BdP se o supervisor equaciona abrir uma investigação ao incumprimento deste dever de comunicação no caso destas operações suspeitas. Em resposta, fonte oficial do supervisor financeiro assegurou: “Ao Banco de Portugal compete, sempre que detete operações suspeitas que não tenham sido devidamente comunicadas pelas instituições de crédito à Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária e à Procuradoria Geral da República, investigar e, sendo o caso, sancionar essa eventual violação do dever de comunicação”. (Jornal Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »