Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Necrópole com 40 sarcófagos em pedra descoberta a sul do Cairo

Uma necrópole com mais de 2.000 anos foi descoberta a sul do Cairo, no Egito. No local foram encontrados 40 túmulos em pedra e cerca de mil estátuas de pequena dimensão. O anúncio foi feito pelo ministro egípcio das Antiguidades, Khaled El-Enany, que explicou que serão ainda precisos pelo menos mais cinco anos para que os trabalhos de escavação estejam concluídos.

“Isto é apenas o início, dentro de algum tempo iremos ter uma nova atração arqueológica no Egito”, referiu Khaled El-Enany, em entrevista à agência Reuters.O achado agora revelado, localizado em Tuna al-Gabal, próximo de Minia (245 quilómetros a sul do Cairo), remonta ao final do período Faraónico, início da era Ptolemaica, cerca de 305 a.C..

O Ministério das Antiguidades do Egito tem investido nos trabalhos de investigação arqueológica. Já este ano, uma outra descoberta relevante foi anunciada.

No início deste mês, uma equipa de arqueólogos descobriu um túmulo perto das pirâmides de Gizé. A estrutura terá sido feita para sepultar uma alta figura da dinastia que viveu há 4.400 anos.

Quando a descoberta foi revelada, as autoridades egípcias informaram que o sarcófago teria servido para sepultar Hetped, uma mulher que tinha fortes ligações com a família real.

De acordo com um outro responsável do Ministério das Antiguidades do Egito que lidera a equipa de arqueólogos no terreno, durante os últimos três meses foram descobertos vários túmulos de sacerdotes de Thoth, antigo Deus egípcio do conhecido e da sabedoria. Mostafa Waziri explicou também à Reuters que foram encontradas várias peças de cerámica e joias, incluindo um colar com a inscrição “Feliz Ano Novo”.

O Egito espera que as recentes descobertas arqueológicas permitam o renascimento o setor do Turismo, que conhece um período de declínio desde a Primavera Árabe, em 2011. (Sic Notícias)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »