Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Morgan Tsvangirai sepultado na aldeia natal

O líder da oposição zimbabweana, Morgan Tsvangirai, rival histórico do antigo presidente Robert Mugabe, foi sepultado nesta terça-feira, em Buhera, sua aldeia natal, no leste do Zimbabwe, perante milhares dos seus simpatizantes, de diplomatas e responsáveis políticos, noticiou a AFP.

“Trata-se de uma concentração histórica. Celebramos um herói. Ele foi um homem tolerante”, declarou Nelson Chamisa, presidente em exercício do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), de Morgan Tsvangirai.

O chefe da oposição morreu na semana passada, aos 65 anos, na África do Sul, vítima de um câncer, deixando um partido órfão marcado por profundas divisões pela sua sucessão.
Morgan Tsvangirai, antigo sindicalista que se converteu na política, combateu durante vários decénios o presidente Mugabe, que se demitiu em Novembro, após ter dirigido com mão de ferro o Zimbabwe durante 37 anos.

O antigo chefe de Estado, que completará quarta-feira, seus 94 anos, e sua esposa Grace, endereçaram suas condolências a família Tsvangirai, indicou nesta terça-feira, Nelson Chamisa, sem revelar o conteúdo da carta.

Apesar da chuva, os milhares de simpatizantes do MDC deslocaram-se a Buhera, situado a 220 quilómetros ao sul da capital Harare, para render à última homenagem a Morgan Tsvangirai.

A Vice-presidente do Zimbabwe, Oppah Muchinguri, membro do partido no poder, a Zanu-PF, os diplomatas europeus e americanos, assim como os responsáveis regionais da oposição, assistiram as exéquias.

Entre estes, o opositor queniano Raila Odinga, que saudou a partida de “um herói”, tendo aproveitado a ocasião para denunciar as fraudes eleitorais, tanto no Zimbabwe como no seu país. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »