Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Marcado novo encontro entre Presidente e líder da Renamo

As negociações de paz vão prosseguir, nos próximos dias, com a realização em Moçambique, de um novo encontro, entre o Presidente Filipe Nyusi, e o líder da Renamo Afonso Dhlakama, que se encontraram nesta terça-feira, noticiou a AFP.

O chefe de Estado deslocou-se a Gorongosa (centro), onde se encontra refugiado Afonso Dhlakama, desde Outubro de 2015.

“Tive uma reunião com Afonso Dhlakama (…) para discutir as questões militares, em particular do desarmamento, da desmobilização e da reintegração”, declarou Nyusi num comunicado.

Acrescentou que o objectivo do encontro é de “acabar com as hostilidades e abrir uma nova era para uma paz duradoura”.

Antiga rebelião violenta da guerra civil moçambicana (1976-1992), a Renamou pegou em armas no centro do país, em 2013, para contestar a autoridade da Frelimo, o partido que assumiu as rédeas do poder desde a independência em 1975.

No final de 2016, Afonso Dhlakama proclamou um cessar-fogo para fazer avançar as negociações com o governo. Está trégua foi desde então respeitada.

Os membros da Renamo, que integram o Parlamento moçambicano, reclamam por uma maior descentralização do Estado e uma melhor integração dos seus militantes na polícia e no exército.

As negociações de paz estão em curso desde há vários meses, tendo no início de Fevereiro, o presidente moçambicano anunciado uma reforma da Constituição destinada a descentralizar o poder no país. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »