Malanje: Reaberto Centro de Saúde do Ritondo

O centro de saúde do bairro Ritondo, arredores da cidade de Malanje, foi reaberto segunda-feira, no âmbito da estratégia do governo de aproximação dos serviços de saúde junto dos cidadãos, após sete anos paralisado, por motivos de degradação, beneficiando de obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento.

O referido centro, que funciona com um médico e 12 enfermeiros, dispõe de consultórios pré-natal, de medicina, pediatria, PAV (Programa Alargado de Vacinação), área de parto e pequenas cirurgias, assim como um banco de urgência, farmácia e lavandaria, para atender mais de 12 mil pacientes.

A reabertura foi marcada com o corte de fita pelo governador provincial de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa”, que, na ocasião, exortou aos técnicos de saúde a observarem o princípio da humanização no atendimento aos cidadãos, ao mesmo tempo que pediu aos responsáveis para fiscalizarem criteriosamente as acções dos enfermeiros em serviço, evitando o destino incerto de medicamentos e outras práticas que comprometam a instituição.

Por outro lado, o governante pediu à população a conservar o estabelecimento, com vista a servir as futuras gerações e corresponder os objectivos de assistir os pacientes do bairro ritondo e não só.

Por sua vez, o regedor do Ritondo, Miranda Maiapapa, frisou que, com o reinício do atendimento no centro, a população deixará de se deslocar ao Hospital Regional de Malanje e aos centros de saúde circunvizinhos, a busca de assistência médica e medicamentosa.

Garantiu envidar esforços para a manutenção da unidade, para o bem da população.

A inauguração do centro de saúde do ritondo enquadrou-se nas jornadas comemorativas do 86º aniversário do cidade de Malanje, a assinalar-se terça-feira (13). (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »