Kim Jong Un considera a Coreia do Sul ‘muito impressionante’

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, elogiou a Coreia do Sul como “muito impressionante”, após o retorno de uma delegação de autoridades norte-coreanas, incluindo a sua irmã, dos Jogos Olímpicos de Inverno, reportou a agência oficial norte-coreana KCNA.

“Após ouvir o relatório da delegação, Kim Jong Un expressou a sua satisfação quanto ao seu conteúdo e disse que o Sul, que reservou uma recepção especial à delegação da Coreia do Norte, era muito impressionante”, escreveu KCNA.

A celebração dos Jogos de Inverno na Coreia do Sul permitiu uma aproximação entre Seul e Pyongyang, após meses de tensões em razão dos testes de mísseis e o avanço do programa nuclear do Norte.

Depois de ter recusado por meses o convite sul-coreano para participar dos Jogos, Kim anunciou em seu discurso de Ano Novo que enviaria uma delegação para a Pyeongchang.

Além de atletas, artistas e líderes de claques, o Norte enviou uma delegação diplomática que incluía a irmã de Kim, Kim Yo Jong.

Em sua viagem, Kim Yo Jong apertou a mão do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, torceu para a equipe feminina unificada de hóquei no gelo e transmitiu um convite de seu irmão Kim Jong Un para participar de uma cúpula em Pyongyang.

As informações da KCNA sugerem que o líder norte-coreano deseja concretizar essa aproximação, uma vez que Kim indicou que considerava “importante continuar tendo bons resultados, encorajando ainda mais o clima de reconciliação e diálogo”.

A agência norte-coreana também declarou que Kim “explicou em detalhes a orientação da melhoria das relações norte-sul e deu instruções importantes aos órgãos relevantes para tomar medidas práticas”, sem dar mais detalhes. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »