Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Executivo reduz impacto da seca

O Executivo vai apostar na construção de barragens de retenção de água nas regiões Centro e Sul do país para minimizar o impacto negativo da seca e da estiagem, informou nesta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para as Águas.

Segundo Luís Filipe da Silva, no final da primeira reunião do Conselho Nacional de Águas, orientada pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, várias barragens deverão ser construídas em vários cursos de água e lagoas para a retenção e aprovisionamento do líquido.

Apontou como zonas mais afectadas pela seca as zonas do sul de Benguela, da bacia do Cuvelai (Cunene), Namibe e a dos Gambos (Huíla), com consequências gravíssimas para a vida das populações.

Sublinhou que as barragens servirão para a retenção de água em períodos de precipitações chuvosas e para a posterior transferência para outras bacias.

Disse estar a funcionar em pleno o sistema entre bacia de Xangongo, no Cunene, e entre Ondjiva para Santa Clara, mediante o uso de condutas adutoras e canais.

No Cunene usam-se muitos furos hertzianos em explorações subterrâneas.

Disse que se precisa garantir que as populações não bebem águas contaminadas.

Defende ainda a reutilização de água para evitar desperdícios.

Atenção especial tem sido dada a abastecimento em água potável às zonas rurais. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »