Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Entenda melhor o que é e como fazer um plano de investimento

Uma das decisões financeiras mais maduras na vida de qualquer pessoa  é fazer um plano de investimento. Isso porque quando você está pronto para fazer um investimento significa que você, primeiro, já tem controle de quanto ganha e de quanto gasta, e segundo quer fazer o máximo das suas economias, de forma a fazer o seu dinheiro trabalhar por você.

O plano de investimento vai ser a oportunidade de se planejar e conseguir colocar no papel todos os seus objetivos financeiros. Por isso é preciso entender o que é e como fazer um, para que você alcance os melhores resultados. Abaixo, vamos esclarecer essas e outras dúvidas.

O que é um plano de investimento?

Um plano de investimento é um planejamento que vai definir quanto e como você vai investir o seu dinheiro. Neste planejamento você precisa ter definido qual é o seu objetivo.

Este objetivo tem que ser SMART. Ou seja:

  • S (Specif), específico, de maneira que você tem que saber quanto de dinheiro quer ganhar;
  • M (Measurable), mensurável, onde você vai ter os números exatos em relação ao tempo;
  • A (Achievable), alcançável, um objetivo que você pode realmente alcançar;
  • R(Relevant), relevante, que esteja de acordo com o seu propósito de vida;
  • T(time limit), limite de tempo, no qual você vai ter um prazo para executar.

Colocando esses 5 elementos, você vai ter um plano de investimento claro e vai poder optar pelas melhores formas de investir, se renda-fixa ou renda variável, por exemplo. Isso porque vai depender de quanto dinheiro você quer ter no final, quanto e quando você pode investir, se está de acordo com o seu estilo de vida, se é a realização de um sonho e se você se está realmente comprometido a fazer acontecer.

Ou seja, cada plano de investimento vai ser sempre único, pois, é pessoal e varia de acordo com cada objetivo de vida. Quanto mais você souber aonde quer chegar e entender os investimentos disponíveis, mais assertivo você vai ser, pois, vai tomar as decisões certas para trilhar o caminho do seus sucesso financeiro.

Como fazer um plano de investimento?

Para fazer um plano de investimento é preciso seguir alguns passos importantes, os quais explicamos abaixo:

Entenda a sua situação financeira

Antes de tudo, para fazer este plano, você precisa entender como estão as suas economias e quanto de dinheiro pode separar para investir. Este é um dinheiro que deve estar sobrando, ou seja, não pode fazer parte das suas economias para emergências, por exemplo. Em alguns tipos de investimento o resgate não é fácil, o que pode gerar um problema, ao invés de uma solução.

Defina o seu perfil de investidor

Agora você tem que definir se você é um investidor super conservador, conservador, moderado ou agressivo. Quanto mais conservador, mais investimentos em renda-fixa você deve buscar, quanto mais agressivo, mais investimento em rendas variáveis você deve buscar.

Pesquise o melhor investimento para você

Dentro dos investimentos de renda-fixa e de renda variável há vários tipos de investimentos, por isso você deve buscar o que é melhor para você. Isso vai depender do seu objetivo SMART, já que os investimentos vão variar em tempo, como também em valores e rentabilidade. Por isso quanto mais específico o seu objetivo, mais claro é o investimento que você deve fazer.

Mantenha uma carteira de investimento variável

Um ponto muito importante de todo plano de investimento é manter uma carteira variável. Ou seja, fazer mais de um tipo de investimento. Uma das coisas que o mercado financeiro ensina é que o seu dinheiro deve estar sempre em movimento, de preferência sempre rendendo, por isso, mesmo que você tenha um tipo de investimento perfeito para você, você sempre pode variar.

Estude o rendimento dos seus investimentos

Por fim, você sempre deve manter-se atento aos seus rendimentos, estudando os acertos e os erros de forma a garantir a maximização dos seus lucros. Quanto mais você investe, mais você quer investir. Saber usar o seu dinheiro para que ele trabalhe ao seu favor se baseia em educação financeira. Por isso, estude.

Esperamos que essas dicas te ajudem a fazer um bom plano de investimento. O primeiro passo começa sempre pelos seus sonhos, pois sem eles não há realização.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »