Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Dinheiro chinês paga um quinto das estradas e das obras de energia e águas do OGE 2018

Este ano os investimentos inscritos no Programa de Investimentos Públicos rondam os 894,9 mil milhões Kz (4,3 mil milhões USD), uma quebra de 7,4%, face a 2017. Os ministérios da Energia e Águas e da Construção e Obras Públicas têm a maior fatia, enquanto Luanda é a província que mais verbas recebe.

A Linha de Crédito da China (Lcc) vai financiar 29% dos projectos de reabilitação de estradas e 20% das obras de construção de infra-estruturas do sector da energia e águas inscritos no Programa de Investimentos Públicos (PIP) em 2018, de acordo com cálculos do Expansão com base no Orçamento Geral do Estado para 2018.

Contas feitas, o crédito chinês vai financiar 13% dos 894,9 mil milhões Kz (4,3 mil milhões USD) do total do PIP, o equivalente a 117 mil milhões Kz (565 milhões USD).

A Linha de crédito chinesa vai financiar 29% do total da verba destinada aos projectos do Ministério da Construção e Obras Públicas, ou seja, o equivalente a 47,1 mil milhões Kz (227,6 milhões USD) dos 165 mil milhões Kz. Os projectos deste ministério financiados pela Lcc são somente para reabilitação de estradas um pouco por todo o País. Este tipo de intervenção nos municípios do Cuanza Norte é o projecto mais caro deste ministério a ser financiado pela China, com um custo de 3,1 mil milhões Kz.

O Ministério da Energia e Águas vai receber a segunda maior fatia dos financiamentos chineses em 2018, um total de 20% dos 350,1 mil milhões Kz disponíveis a este ministério, correspondendo a 70,5 mil milhões Kz. Entre os projectos, estão a reabilitação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e electrificação nas províncias do Bengo, Bié, Cabinda, Cuando Cubango, Luanda, Lunda Norte, Malanje, Huíla, Huambo e Namibe. (Expansão)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »