Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Conferência de segurança analisará papel europeu na defesa

A Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, que começa hoje, sexta-feira, com cerca de 600 líderes, vai analisar o futuro papel europeu ao nível da defesa mundial mas, também, temas como os fluxos migratórios e os conflitos em várias partes do mundo.

O futuro papel da União Europeia como ator global ao nível da defesa e suas relações com a Rússia e os Unidos Estados é um dos temas de mais uma Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, que começa sexta-feira.

Estarão presentes cerca de 600 líderes, incluindo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, que esteve na sede da NATO, em Bruxelas, esta semana, para se reunir com os homólogos.

Mas se é compreensível o apelo norte-americano para maior investimento europeu, faz sentido que a ameaça russa seja o pretexto para aumentar a capacidade defensiva?

“A ideia de que, de alguma forma, a Rússia pode ameaçar diretamente a Europa não faz sentido”, disse, à euronews, Sven Biscop, perito em defesa no Instituto Egmont, em Bruxelas.

“A única maneira através da qual a Rússia poderia ser uma ameaça para a Europa é se a Europa se enfraquecer a si própria. Se abrimos uma fissura nessa unidade, e alguns governos continuam a sabotar a tomada coletiva de decisões, então estaremos a abrir uma porta para os russos que os próprios russos nunca poderiam abrir”, explicou.

Os desafios colocados pelo aumento dos fluxos migratórios e os conflitos no Médio Oriente, em particular na Síria, são outros temas em destaque no encontro de três dias. (Euronews)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »