Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Brasil estará entre poucos países que verão eclipse solar de hoje. Não perca!

Embora o fenômeno não seja visível em qualquer ponto do planeta, hoje a Antártica e o sul da América Latina virarão testemunhas do primeiro eclipse deste ano.

Uma parte do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai irão desfrutar de um fenômeno natural no qual a Lua vai encobrir até 60% do disco solar.

O fenômeno poderá ser observado ao pôr do sol e durará cerca de quatro horas. O melhor lugar para assisti-lo é o sul da Argentina. O eclipse será menos visível quanto mais ao norte se estiver e mais visível, até 60%, mais ao sul.

Três eclipses parciais em 2018

Após este primeiro eclipse do ano, um novo eclipse parcial poderá ser visto em 13 de julho, o que poderá ser observado somente na ilha da Tasmânia, no sul da Austrália. O último fenômeno deste tipo será visível em 11 de agosto no norte da Europa e no norte e leste da Ásia.

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, formando uma sombra que abrange uma parte do território terrestre e oculta parcialmente o disco solar. Para que isso aconteça, os três corpos celestes devem estar alinhados, o que geralmente acontece entre duas e cinco vezes por ano.

O eclipse poderá ser observado a olho nu, contudo, os especialistas não recomendem fazê-lo, já que a radiação pode causar danos à retira do olho. É mais seguro utilizar óculos especiais e filtros adequados, caso se trate de um telescópio, que protegem os olhos da luz direta. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »