Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Brasil apoia Cabo Verde implementação de banco de leite humano

O Governo do Brasil apoiará o de Cabo Verde na implementação dum segundo Banco de Leite Humano a ser instalado no Hospital Baptista de Sousa, na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente, apurou a PANA no fim-de-semana na cidade da Praia, de fonte segura.

O primeiro Banco de Leite Humano em Cabo Verde e de África, cria em 2011, no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, contou também com o apoio técnico de instituições brasileiras.

O protocolo de cooperação para “Apoio técnico para a implementação do Banco de Leite Humano em Cabo Verde –Fase II”, foi rubricado, sexta-feira última, na capital cabo-verdiana, pela directora nacional de Saúde, Maria da Luz Lima, e pelo embaixador do Brasil em Cabo Verde, José Carlos de Araújo Leitão, na presença do ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

Segundo responsáveis do projecto, este segundo banco irá contribuir para a segurança alimentar e nutricional, com ênfase na componente neonatal por meio de uma acção de intercâmbio e capacitação de profissionais da saúde a nível nacional.

Com este acordo, o Ministério da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde contará com o apoio técnico do Instituto Fernandes Figueira (IFF CRUZ) e do Ministério da Saúde do Brasil, entidades executadoras do empreendimento e da Agência Brasileira de Cooperação.

Para Maria da Luz Lima, a criação de mais um banco de leite humano é muito importante para o país, uma vez que irá contribuir para a redução da mortalidade infantil e fazer com que o o país seja uma referência em África nesta matéria.

“Esse projecto vai muito mais além do que a implementação do Banco de Leite Humano, uma vez que a mesma irá permitir também a formação dos recursos humanos e, também, a capacitação dos técnicos do Hospital Agostinho Neto da Praia, para serem referência e fazerem a monitorização deste processo em São Vicente”, assegurou.

Adiantou que, com este acordo, Cabo Verde e Brasil vão trabalhar em rede e ajudar o país a ser uma referência a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do continente africano.

“Desde a primeira hora, Cabo Verde abraçou este projecto, porque temos a consciência da importância do aleitamento materno na vida das crianças, sobretudo aquelas que nasceram prematuras e com alguma patologia”, realçou.

Por seu turno, o embaixador do Brasil em Cabo Verde, José Carlos de Araújo Leitão, disse esperar que a parceria entre os dois países possa fortalecer a intervenção pública neonatal, bem como o programa de aleitamento materno no geral, e com impacto em outras ilhas do arquipélago cabo-verdiano.

“É com grande regozijo que vejo esta iniciativa de tão nobre carácter partilhada pelo meio da cooperação que visa tão somente transferir tecnologias e conhecimentos, sem qualquer condicionamento entre países irmãos”, regozijou-se.

O diplomata recordou que a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rblh-BR), galardoada em 2001 durante a 54ª Assembleia Mundial da Saúde, está presente na América Latina, nos países ibéricos e em África, através do Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto na Praia. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »