Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola participa na reunião entre SADC e ONU

Angola participa nesta quarta-feira, em Nova Iorque, na segunda reunião de engajamento entre a SADC e as Nações Unidas, destinada a reavaliação da capacidade operacional da Brigada de Intervenção (FIB, na sigla em inglês) na República Democrática do Congo.

Segundo os Serviços de Imprensa da Missão Permanente da República de Angola junto das Nações Unidas em Nova Iorque, a delegação angolana será orientada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda.

O encontro visa a análise do cumprimento das recomendações saídas da reunião de engajamento realizada no dia 10 de Julho de 2017, em Nova Iorque, que teve como objectivo o aprimoramento das capacidades operacionais dessa brigada, para garantir a estabilidade no Leste da RDC e a paz em todo o país e na região.

A FIB é um mecanismo da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (MONUSCO), composto por efectivos de três Estados-Membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), designadamente, África do Sul, Malawi e Tanzânia.

Além de Angola – Presidente do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC -, farão parte da reunião a Dupla Troika da Organização sub-regional (África do Sul, Namíbia, Zâmbia e Swazilândia), os Países Contribuintes de Tropas à MONUSCO-FIB (África do Sul, Malawi e Tanzânia) com o Departamento de Operações de Manutenção de Paz (DPKO) da ONU.

A reunião vai procurar formas de melhorar a concertação entre a MONUSCO e a FIB para desempenhar devidamente o seu papel operativo com vista a neutralização das forças negativas na RDC, tendo em consideração a realização das eleições neste país, previstas para Dezembro do corrente ano.

A anteceder a reunião de engajamento, a Dupla Troika e os Países Contribuintes de Tropas à MONUSCO-FIB realizaram na terça-feira, na Missão Permanente de Angola junto da ONU, um encontro de coordenação com o Secretariado da SADC.

O encontro foi presidido pela África do Sul, na qualidade de presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e co-presidida por Angola, presidente do Órgão para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »