Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ministra recomenda medidas preventivas contra a sarna

O combate ao surto de sarna na Luanda Sul requer medidas preventivas, como higienização do corpo e do meio ambiente, para evitar o seu alastramento, afirmou hoje, segunda-feira, à Angop, a ministra da saúde, Sílvia Lutucuta.

A responsável lembrou que a sarna é uma doença de contágio humano muito rápido e em que o parasita deposita os seus ovos na pele do homem, provocando coceira e escoriações, atingindo os dedos dos pés, mãos, punhos, axilas e até mesmo aos órgãos genitais.

Sílvia Lutucuta disse que a orientação que deixa para os técnicos da saúde na Lunda Sul é que continuem a levar acções de sensibilização e educação aos pacientes, bem como a humanização, para tratá-los com dignidade.

Prometeu para breve enviar técnicos da Direcção Nacional de Saúde Pública e uma equipa de médicos especialistas em dermatologia de Luanda, para reforçar o Hospital Geral da Lunda Sul, com vista a dar resolução deste problema.

“O Ministério da Saúde não está alheio a situação, mas, está a tomar as medidas adequadas para prontamente combater o surto que não é o primeiro, tem sido cíclico, razão pela, a luta é determinar a origem e o que está na base da contaminação rápida da doença”, enfatizou.

Por outro lado, instada sobre a situação da malária e cólera a nível do país, Sílvia Lutucuta, disse que é preocupante, mas, onde há mais focos da patologia é a província do Uíge, Cuanza Sul, Luanda, Benguela Huambo, Bié e Cuando Cubango.

Adiantou que existe um plano estratégico para combater tais enfermidades a curto prazo, tendo apelado a população a pautar por medidas de prevenção que passam pelo saneamento básico e o uso constante de mosquiteiros. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »