Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Eleito novo “número dois” na Austrália após demissão por alegado assédio

O Partido Nacional indicou hoje um novo vice-primeiro-ministro australiano, na sequência da demissão do seu antecessor devido a uma denúncia por alegado assédio sexual.

O Partido Nacional, formação conservadora com forte implantação em zonas rurais da Austrália, elegeu hoje Mickael McCormack como o novo líder, sucedendo a Barnaby Joyce, que se demitiu na sexta-feira passada do Governo e da chefia do partido.

Joyce não se demitiu do parlamento, garantindo que se mantém a maioria, por um lugar, do executivo liderado por Malcolm Turnbull, composto por uma coligação entre o Partido Liberal do primeiro-ministro e o Partido Nacional.

O novo vice-primeiro-ministro regressa a um lugar que já ocupou, além de ter sido ministro dos Negócios Estrangeiros e das Infraestruturas e Transportes, em governos anteriores.

No final da semana passada, o Partido Nacional confirmou ter recebido uma denúncia de alegado assédio sexual contra Joyce, que negou a acusação. A posição do vice-primeiro-ministro começou a ser questionada, no princípio do mês, quando foi divulgada uma ligação amorosa com uma ex-funcionária.

“Pedi, pelo direito da pessoa que apresentou esta denúncia e pelo meu direito a defender-me, que o caso seja enviado para a polícia”, afirmou Joyce, que anunciou a renúncia após dias de pressão para apresentar a demissão.

Na semana passada, o primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbull, proibiu as relações sexuais entre ministros e funcionários, devido ao caso de Joyce.

Turnbull pediu a Joyce para tirar uma semana de férias para evitar que o “número dois” assumisse a chefia do Governo durante a viagem do primeiro-ministro aos Estados Unidos.

O escândalo rebentou quando, no início do mês, a imprensa australiana noticiou que Joyce, de 50 anos, esperava um bebé da ex-assessora de imprensa Viccki Campion, de 33 anos.

A relação provocou a separação de Joyce e Natalie Abberfield, que estiveram casados 24 anos e têm quatro filhas. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »