Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Macron e Merkel conversam com Putin hoje sobre trégua na Síria

O presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reúnem-se com o presidente russo, Vladimir Putin, neste domingo (25), um dia depois da aprovação no Conselho de Segurança da resolução sobre uma trégua humanitária de 30 dias na Síria.

“A partir de amanhã, 25 de fevereiro, a chanceler Merkel e o presidente da República falarão com o presidente Putin sobre a implantação dessa resolução e sobre o roteiro político indispensável para instaurar uma paz duradoura na Síria”, disse a Presidência francesa em um comunicado.

Com o apoio da Rússia, o Conselho de Segurança aprovou uma resolução, na qual se pede um cessar-fogo o “quanto antes” e que permita a entrega de ajuda humanitária e as evacuações médicas.

“Esta é uma primeira etapa indispensável e, nas próximas horas e nos próximos dias, vamos estar extremamente vigilantes sobre a implantação concreta”, disse a Presidência francesa.

“A trégua deve ser respeitada, e os comboios humanitários devem poder chegar, sem espera, às localidades mais afectadas pela violência e pelas penúrias. As evacuações médicas de urgência devem ser implantadas sem impedimentos”, acrescentou.

No comunicado, o Eliseu disse que “a mobilização da França é total”.

“Todos os países envolvidos devem agir pela implantação plena dos compromissos adoptados nos próximos dias, começando pelos garantidores de Astana – Rússia, Turquia e Irão”, acrescentou, referindo-se aos diálogos na capital do Cazaquistão.

Moscovo, que desde 2015 apoia militarmente o presidente sírio, Bashar al-Assad, negou esta semana estar envolvido no bombardeio de Ghuta Oriental.

Em uma semana, o cerco sobre essa região próxima a Damasco já deixou 519 mortos, sendo 127 crianças, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »