Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Democratas publicam contramemorando sobre ingerência russa

Os congressistas democratas americanos publicaram neste sábado (24) sua resposta a um polémico memorando redigido pelos republicanos, no qual acusavam de parcialidade e de abuso de poder a condução da investigação sobre ingerência russa na eleição presidencial de 2016.

“Os oficiais do FBI e do Departamento de Justiça não ‘abusaram’ do processo da Lei de Vigilância da Inteligência Estrangeira (Fisa, na sigla em inglês), omitiram informação importante, ou obtiveram essa ferramenta vital para espionar a campanha de Trump”, defende o texto dos democratas, referindo-se ao processo por meio do qual se obtém mandados de vigilância.

Em seu memorando, que veio à tona no início do mês apesar das objecções do FBI (a Polícia Federal americana) e do Departamento de Justiça (DOJ), os republicanos garantiram que a investigação financiada pelos democratas estimulou o FBI a espionar Carter Page, ex-assistente de campanha do presidente Donald Trump.

“De fato, o DOJ e o FBI teriam sido negligentes em seu dever de proteger o país, se não tivessem buscado um mandado ‘Fisa’ para fazer uma vigilância temporária de Carter Page, alguém que o FBI classificou como um agente do governo russo”, acrescenta o documento democrata.

O porta-voz adjunto republicano Raj Shah classificou o memorando como um “documento político” que está “carregado de acusações não corroboradas” e “não responde às sérias preocupações colocadas” no texto republicano.

A Inteligência americana concluiu que a Rússia tentou influenciar as eleições de 2016 que levaram Trump à Casa Branca, mas o presidente negou, repetidamente, qualquer complô com Moscovo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »