Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola tem mais de 300 mil funcionários públicos

A função pública em Angola conta actualmente com 338 mil 423 funcionários e agentes administrativos, informou, nesta sexta-feira, em Luanda, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato .

O governante, que falava na cerimónia de abertura do Conselho Consultivo da instituição, indicou que deste número 47.021 são funcionários da administração central e 338 mil 402 da administração local, sendo que 161.649 são mulheres e 223.774 homens, representando 42 e 58 porcento, respectivamente.

O titular da pasta do MAPTSS esclareceu que os efectivos estão maioritariamente vinculados aos sectores da educação, com 169.280, e saúde, com 88.264, totalizando ambos os sectores 257.544, ou seja, 67 porcento do total dos efectivos da função pública.

Jesus Maito acrescentou que, no âmbito da formação dos funcionários públicos e dos trabalhadores do sector empresarial, a Escola Nacional de Administração (ENAD) capacitou 1.622 efectivos.

O ministro disse que o seu sector atribui grande ênfase à vertente da formação pelo que o Programa de Valorização do Serviço Público formou 4.517 funcionários da administração central directa do Estado.

Quanto ao Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), atendeu 2.743.321 cidadãos e na inspecção da função pública efectuou 17 acções inspectivas sendo nove aos órgãos centrais e oito tutelados .

Referiu que no quadro do programa de empreeendedorismo foram capacitados 22.831 jovens finalistas do ciclo formativo e 4.219 jovens do programa “Empreendedorismo na Comunidade”, em 97 acções formativas .

Foram ainda capacitados 12 mil 022 jovens nas unidades formativas do Sistema Nacional de Formação Profissional sobre “criação do próprio negócio” e “como procurar emprego”. Neste segmento beneficiaram de crédito no âmbito da implentaçao do programa empreendedorismo na comunidade, 6.871 jovens.

O sector formou também 1.169 jovens nos centros locais de emprendedorismo e serviços de emprego em que foram ministrados 149 cursos nos centros tutelados pelo INEFOP e 320 nos centros privados, tendo sido formados no ciclo formativo 2017 44.548 jovens.

O Conselho Consultivo do MAPTSS aborda, entre outros assuntos, as actividades desenvolvidas pelos órgãos centrais, desconcentrados e tutelados, nos domínios da Administração do Trabalho, Administração Pública e Segurança Social e o Plano de Actividades para o ano em curso. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »