Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Negócios entre Angola e China ultrapassam USD 23 biliões

O volume de negócios entre China e Angola, no ano transacto, cifrou-se acima dos 23 biliões de dólares norte-americanos, informou nesta sexta-feira, em Luanda, o embaixador daquele país asiático acreditado em Angola, Cui Aimin.

Ao falar à imprensa, à saída de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o diplomata chinês realçou que o volume de investimentos entre os dois Estados, à escala global, é superior a 40 biliões de dólares.

Mas se levar em consideração as pequenas unidades ou esferas de negócios, disse o embaixador, este valor deve ultrapassar os 60 biliões de dólares norte-americanos, o que significa dizer que mais de 30 por cento de financiamento da China para o continente africano vai para Angola.

A China é o maior destino de exportação de Angola, sendo Angola o segundo maior destino de exportação da China.

O gigante asiático vai continuar aproveitar as vantagens tradicionais de cooperação com Angola, nomeadamente a construção de infra-estruturas e ampliar a parceria nas áreas da agricultura, indústria, formação humana e saúde pública e, por último, impulsionar o intercâmbio entre os parlamentos dos dois países.

O embaixador chinês lembrou que, o ano passado, as relações bilaterais conheceram uma nova etapa, um novo contexto. “Agora temos que ampliar as áreas de cooperação, incluindo o intercâmbio e interacção entre os dois parlamentos”.

Garantiu que o seu país vai continuar apoiar o desenvolvimento económico e social de Angola, para quem, a China vai mobilizar esforços ao seu alcance para ajudar Angola alcançar êxitos de desenvolvimento.

Angola é o maior fornecedor de petróleo à China, que, por sua vez injecta, biliões de dólares na modernização do país. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »