Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Efectivos da Polícia reforçam estoque de sangue do hospital provincial

Vinte e cinco efectivos do comando provincial da Polícia Nacional no Cuanza Norte promoveram hoje, sexta-feira, uma campanha de doação de sangue ao hospital provincial, visando colmatar a carência do producto com que se debate o banco de hemoterapia da instituição.

Na ocasião, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, Edgar Francisco Salvador, disse que a iniciativa enquadra-se nas actividades programadas para saudar os 42 anos da institucionalização da corporação (a celebrar-se a 28 de Fevereiro) e vincar o sentido humanista dos efectivos que se mostraram disponíveis em ajudar a colmatar a carência de sangue com que se debate o hospital para salvar vidas humanas.

Por seu turno, o responsável do banco de hemoterápia do hospital provincial, Silva Pedro enalteceu o gesto da comitiva policial, que no seu entender representa um acto de caridade e de amor ao próximo, dado que a instituição tem se debatido com roturas constantes de estoques de sangue.

Silva Pedro disse que da referida doação resultou a colecta de 6,5 litros de sangue distribuídos em bolsas de 4,5 mililitros/cada, podendo parte deste ser descartado após submetido a vários testes de certificação da qualidade para efeitos de transfusão.

Apontou as áreas de maternidade, pediatria e cirurgia como as principais destinatárias das reservas de sangue do banco de hemoterápia do hospital, numa altura em que a instituição se debate com a falta de dadores voluntários.

Esclareceu que perante a rotura de estoques de sangue, a doação é feita pelos familiares dos pacientes e na falta destes, a solução passa pelo recurso a dadores de boa-fé por via de apelos na emissora provincial de rádio.

Apontou as igrejas, Forças Armadas, Polícia Nacional e organizações filantrópicas como principais instituições que têm ajudado a colmatar as carências de reservas de sangue com que se debate o banco de hemoterápia que dispõe de condições para conservar até 200 litros de sangue. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »