Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola arrisca-se a ser “lavandaria” de fundos ilegais, avisa UNITA

O principal partido da oposição angolana, a UNITA, avisou que o projecto de lei de repatriamento de capitais proposto pelo governo ameaça transformar o país numa “lavandaria” de dinheiro ilícito.

O Presidente João Lourenço afirmou anteriormente que não serão feitas perguntas ou investigações sobre fundos que sejam repatriados em prazo a determinar pela lei.

Mas o chefe da bancada parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, disse que há perigos nisso. “Nós não podemos correr o risco de fundos desviados do erário público, fundos com origem ilegal, fundos não declarados, se puderem amanhã regressar a coberto da legalidade poderia transformar Angola numa lavandaria de dinheiros ilegais”, disse o deputado da UNITA para quem esta questão deve ser questionada.

“Encaixar integralmente os fundos do autor do desvio é perigoso, é imoral e é até mau para a imagem do país”, acrescentou afirmando ainda que “o estado não pode correr o risco de ser uma lavandaria de desvios”.

Para a UNITA qualquer repatriamento deve ser divido entre o estado e investimentos. Adalberto da Costa Júnior disse que dos fundos devolvidos 45% “de encaixe para o estado, os outros 55% sejam direccionados a investimento podendo quem os receber ficar com uma parte da tutela”.

A proposta de uma lei sobre repatriametno de capitais tem causado controvérsia mesmo entre as hostes do partido no poder com alguns a visarem de uma “caça às bruxas, que poderá afectar angolanos com fundos legítimos no estrangeiro” e outros como Bento Kagamba, a afirmarem que “como cidadão tem o direito de guardar o meu dinheiro onde quiser mesmo que seja num garrafão”. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »